Qual o papel do distribuidor na cadeia de valor do setor e qual a contribuição da GEL Solar?

Escrito por Rodolfo Henrique L. Silva – Head de Engenharia, Produtos e Suporte Técnico da GEL Solar S.A.

Uma pessoa que toma a decisão de investir em um sistema Gerador Fotovoltaico em sua residência ou empresa tem como expectativa principal, reduzir despesas e obter mais conforto e segurança energética na sua vida ou negócio. Em outras palavras, a pessoa busca não ter que se preocupar mais com a sua conta de energia, e ter o pleno proveito dos benefícios de gerar a sua própria energia, que podem ser agregados a sua vida ou a operação primaria do seu negócio.

Cada vez mais, eletrodomésticos e eletroeletrônicos com tecnologias de inteligência artificial estão se tornado acessíveis a todos, e através dos aplicativos próprios ou assistentes virtuais como a Alexa, a percepção do cliente em relação a participação que cada equipamento tem em seu consumo de energia se tornou maior, e de forma natural, isso faz com que a pessoa deixe de usá-los plenamente, reduzindo o conforto pleno que poderiam proporcionar.

Para o cliente, a possibilidade de gerar sua própria energia traz mais conforto e segurança, porque é possível usufruir plenamente dos seus eletrodomésticos e eletroeletrônicos, tais como, fornos elétricos, refrigeradores, lava louças, lava roupas, televisores, home theater, ar-condicionado, aquecedor e tantos outros equipamentos que proporcionam mais conforto e momentos de lazer no dia a dia. Por este motivo não é incomum o cliente aumentar seu consumo de energia após a aquisição de um gerador fotovoltaico, pois ele passa a usufruir mais do conforto que o sistema proporcionou a ele.

O cliente que adquiriu um sistema para seu negócio, não é diferente, com uma geração própria ele pode agora alocar seus recursos que seriam impactados com os aumentos constantes e imprevisíveis da fatura de energia, para aplicar em sua atividade primária, trazendo maior rentabilidade para o seu negócio.

Compreender a expectativa depositada e o contexto atual em que este cliente está inserido, nos ajuda a compreender o quão importante é não frustrar a decisão tomada por este cliente, não o restringindo de usufruir destes benefícios, porque o sistema gerador fotovoltaico não entrega o que foi prometido ou está parado por muito tempo, aguardando manutenção corretiva de algum equipamento que parou de funcionar. Quando isso ocorre, o cliente passa a ter duas contas para pagar, a fatura de energia e a do investimento feito, e o que deveria ser um benefício, se torna um pesadelo na vida deste cliente.

E o que é necessário fazer para o cliente não se frustrar? É necessário que todos os agentes do nosso setor apliquem métodos organizacionais como o de Cadeia de Valor, que é um método que permite organizar todos os processos, observando as relações construídas e como cada uma dessas relações podem gerar valor ao cliente.

Um produto, ou mesmo um serviço, passa por uma série de processos sob a gestão de diferentes agentes antes de chegar até o cliente final em nosso setor. E quem são os agentes? São os fabricantes, distribuidores e integradores. Sendo assim, Cadeia de Valor não se trata apenas de como transformar a matéria-prima em outra coisa, e sim de saber agregar valor em cada uma das etapas desse processo, e neste sentido, o perfeito elo entre os agentes do setor e seus processos, vão contribuir com a boa experiência do cliente final com os seus produtos ou serviços adquiridos.

É um método que cada agente deve aplicar em suas companhias, e buscar o elo com outros agentes que vão contribuir e estão de acordo com a cadeia de valor da sua organização. O resultado final é a união de agentes com um importante objetivo em comum, a satisfação total do cliente final com o investimento feito.

E por que os agentes do setor deveriam se preocupar com a cadeia de valor em suas organizações e os elos com outros agentes? Porque a maneira como a cadeia é organizada é capaz de afetar os custos e os lucros da companhia. Um sistema que não entregar o que prometeu ao cliente final, resulta em um desgaste desnecessário em toda a cadeia de valor construída, e consequentemente um consumo de recurso pessoal e financeiro, que poderiam ser alocados para processos que trazem mais lucro as organizações.

Hoje no setor de geração distribuída, o distribuidor tem um papel preponderante em como a cadeia de valor do mercado deve ser moldada, pois como a primeira barreira de entrada de qualquer fabricante, é papel do distribuidor ponderar se os produtos e serviços do preponente fabricante, vão contribuir efetivamente com o restante da cadeia de valor do setor. Até o presente momento no setor de geração distribuída, em especial a partir de 2012 com a divulgação da REN 482 da ANEEL, nenhum fabricante conseguiu entregar efetivamente uma proposta de valor direta ao cliente final sem a participação e contribuição mutua entre distribuidor e Integrador, participação essa que se consolidou como o modelo mais saudável de atuação para o setor, o meio pelo qual se pôde garantir a qualidade dos produtos e serviços entregues ao cliente final até dos dias de hoje.

Compreendendo o importante papel do distribuidor em nosso setor, a GEL Solar S.A, nasce com o proposito de levar a energia solar fotovoltaica para todos os cantos do no nosso país de forma sustentável, e garantido aos nossos clientes os melhores produtos, suporte técnico e suporte comercial. Entendemos que podemos ser muito mais que um distribuidor, nosso desejo é ser seu melhor parceiro de negócio.

Para ilustrar melhor como a proposta de valor da GEL Solar S.A funciona, e está de acordo com o papel de um distribuidor em nosso setor, convido todos a analisar agora alguns dos principais elementos que a compõem, tais como, processo de qualificação de fabricantes, introdução de novos produtos e soluções, estrutura de suporte técnico e ferramentas de tecnologia de apoio a venda e comunicação com o cliente.

O processo de qualificação de fornecedores, tem como objetivo, garantir a perfeita aderência da proposta de valor do fabricante, aos aspectos técnicos de qualidade e modelo de negócio requeridos pela GEL Solar S.A e seus parceiros de negócio, os integradores. Todos os preponentes fabricantes que tenham interesse de ofertar seus produtos e serviços aos clientes da GEL Solar S.A, primeiramente são avaliados tecnicamente, e somente após aprovação nessa etapa, é dada continuidade no processo com a avaliação da viabilidade comercial.

O que o setor de suporte técnico e engenharia da GEL Solar S.A avalia na primeira etapa do processo de qualificação de fornecedores? Todos os produtos de nosso portifólio de soluções possuem especificações técnicas mínimas, que tem como objetivo garantir a aderência as normas técnicas de produto, projeto e instalação. Para garantir esta aderência as normas técnicas, são solicitados os certificados emitidos por laboratórios acreditados pelo INMETRO. São estabelecidas especificações mínimas e máximas de cada parâmetro técnico do produto, para a perfeita compatibilidade com nosso portifólio de soluções, garantindo a segurança de pessoas e equipamentos, além de garantir a elevada eficiência e performance requeridas para nosso portifólio de produtos. Em alguns casos, são solicitadas amostras dos produtos para investigação técnica da qualidade e confiabilidade dos componentes eletrônicos em laboratórios com a supervisão de nosso time de suporte, para avaliação das características construtivas do produto, funcionalidades e avanços tecnológicos que agreguem valor ao dimensionamento, projeto, instalação e operação mais eficiente do sistema. Avaliamos a estrutura de atendimento pós-venda do fabricante no Brasil, para garantir que este processo esteja em conformidade com nosso fluxo de atendimento pós-venda desejado. É um critério de desclassificação, fornecedores que não tenham estoque de peças e partes de reposição no mercado, estruturas de atendimento e suporte técnico a dúvidas e falhas em campo e tecnologia para avaliação remota de erros e falhas do equipamento para atestar a troca em garantia. Nosso entendimento é que fabricantes que não tem a capacidade tecnológica de atestar remotamente a garantia de seus produtos, como por exemplo no caso de inversores, denotam uma tecnologia inferior em seus produtos e soluções. Por este motivo não somos a favor de processos de troca em garantia de fabricantes, que incluem uma avaliação técnica em laboratório para atestar a garantia, entendemos que este requisito se torna um empecilho no processo de atendimento pós-venda, pois acarreta em até três semanas a mais no processo de troca, o que não poderia superar mais do que 15 dias úteis (a depender do local de instalação) após atestar a garantia. Processos que dependem de uma avaliação em bancada para atestar garantia, resultam em um péssimo relacionamento com o cliente final, e este é o principal motivo de frustração dos clientes finais com os projetos adquiridos, pois o sistema fica parado por muito tempo até a solução definitiva do problema. 

Os integradores do mercado precisam ficar atentos aos processos de atendimento em garantia dos fabricantes, em especial os de Inversores, e não optar por aqueles que são muito burocráticos e lentos na solução de problemas de pós-venda, que inserem no processo etapas que resultam em maior tempo na solução dos problemas, o que causa um desgaste desnecessários com o cliente final, que ficam sem a possibilidade de usufruir plenamente dos benefícios do seu sistema gerador fotovoltaico. E essa avaliação faz parte do método apresentado, que cada agente do setor precisa aplicar ao escolher os parceiros que vão compor o elo completo de sua cadeia de valor, em especial os integradores.

A GEL Solar S.A promove de forma qualificada a introdução de novos produtos e soluções em seu portifólio. Através da capacitação técnica e comercial, nenhum de nossos parceiros vão ofertar ou instalar um equipamento sem conhecimento prévio, reduzindo a necessidade de suporte técnico remoto por meio da antecipação de dúvidas e falhas mais recorrentes durante a instalação do produto, e agregando mais valor ao discurso de venda comercial.

A estrutura de suporte técnico da GEL Solar S.A é composta de profissionais qualificados e capacitados para prestar a melhor experiência possível no atendimento aos clientes, são de fácil acesso, e o processo de atendimento é sem burocracia. A nossa expertise nos possibilita ter autonomia em nossas ações para solução de dúvidas e falhas, dependendo muito pouco do apoio do fabricante, que somente é requisitado em casos mais complexos de avaliação de possível garantia.

Prestamos suporte em engenharia de projetos, desenvolvendo e propondo soluções técnicas de acordo com a necessidade do projeto de nossos clientes. Auxiliamos na melhor tipologia de arranjos e na sugestão da combinação mais eficiente de produtos.

Somos o elo de comunicação mais adequado entre Integrador e Fabricante, pois sempre que necessário, nos intervimos em favor do integrador para garantir que o cliente não fique desassistido e sem atendimento a solução do seu problema. Quando é necessária uma troca em garantia, auxiliamos e conduzimos o cliente da melhor maneira possível ao processo estabelecido pelo Fabricante nesta etapa, e acompanhamos em conjunto as respostas e ações do fabricante até a finalização do processo. 

Reunimos e validamos um diretório de documentos de cada produto do nosso portifólio, garantido aos clientes acesso as documentações necessárias e atualizadas para dimensionamento, projeto, homologação, instalação e operação do sistema. São disponibilizados certificados, datasheets, manuais em português, guias rápidos, procedimentos adicionais elaborados por nossa equipe para auxílio na operação e manutenção do equipamento em questões mais especificas, fotos em alta resolução e arquivos de desenho na extensão “dwg” para a etapa de projetos.

Celular com tela ligada

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Fazemos uso de ferramentas de tecnologia que auxiliam nosso time de suporte técnico prestar um atendimento aos nossos clientes com maior agilidade, sem desvios e perdas de informação, o que permite a gestão da base de conhecimento do FAC (Frequently Asked Question) e de todos os canais de comunicação (E-mail, Telefone e WhatsApp), dessa forma podemos filtrar, classificar e dar o devido direcionamento a todos os chamados abertos por meio destes canais. O cliente tem acesso completo ao histórico de informações de todos os chamados em andamento e finalizados, e o chamado somente é classificado como finalizado através da sinalização positiva do cliente, para evitar a finalização indevida de chamados, garantido o atendimento pleno do chamado.

Com um suporte técnico de fácil acesso e sem burocracia, buscamos engajar o contato mútuo com nossos clientes, o que nos permite compartilhar importantes experiências, o que enriquece a nossa base de conhecimento.

Dispomos de ferramentas de tecnologia de apoio a venda, que através de um algoritmo inteligente e com o preenchimento de informações mínimas sobre o sistema, permite ao cliente elaborar os orçamentos de forma rápida, eficiente e mais assertiva, pois a plataforma de vendas vai ofertar sempre a melhor combinação técnica e financeira, de módulos, inversores, estrutura de fixação e acessórios. Isso torna muito ágil e dinâmica a experiência do cliente em seus orçamentos, e é uma ferramenta de apoio as vendas, e que proporciona total liberdade para o cliente fazer um orçamento a qualquer hora e lugar, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Portanto, esses são alguns dos principais elementos da proposta de valor da GEL Solar S.A em contribuição ao papel como um distribuidor na cadeia de valor de nosso setor. A parceria com a GEL Solar S.A, contribui com o aumento da proposta valor entregue aos seus clientes, trazendo a você vantagem competitiva no mercado. Na GEL Solar S.A, você tem a garantia da satisfação plena de seus clientes, através de produtos de qualidade, suporte comercial e suporte técnico em suas vendas.

Convido a todos os integradores do mercado a conhecer mais de perto a proposta de valor da GEL Solar S.A, e como podemos contribuir para alavancar suas vendas de forma eficiente e sustentável. Acesse nosso site ou entre em contato com nossos canais de atendimento para se tornar um parceiro de negócios da GEL Solar S.A. #VemPraGel

(www.gelsolar.com.br |(11) 5199-8435|contato@gelsolar.com.br)

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