Desafios da Primeira instalação de um Sistema Solar Fotovoltaico residencial ISOLADO, com uso da bateria de Lítio e com Inversores Híbridos no Brasil

Sistema solar instalado no município de Cáceres – MT – Foto: MERIVALDO BRITTO

A transformação energética acontece de forma avassaladora no Brasil, e uma das principais renovações energéticas se dá pelo crescimento das fontes renováveis onde o SOLAR FOTOVOLTAICO vem se consolidando em todo Brasil. Mesmo com tanta transformação energética, entendemos que mesmo sem nenhuma legislação, ou qualquer situação que incentivasse o uso da energia através do sol, já desfrutamos dessa fonte inesgotável com por exemplo; uso de energia solar nos satélites, sistema isolados em torres de telecomunicações, sistema isolados em áreas remotas, onde não chega redes de distribuição de energia. Após 2012 onde tivemos uma iniciativa com a resolução 482 no Brasil que logo passou por uma reformulação em 2016 até chegarmos na lei 14.300 em 2022. Certamente essa Lei nos trouxe algumas situações para podermos aqui neste artigo mostrar o que já é realidade tanto perante a lei com uso dos INVERSORES HÍBRIDOS com armazenamento descrito agora na portaria 140 do Inmetro, com uso das Baterias de LÍTIO. 

   Talvez em meio a tantas situações de discussões sobre cobranças e taxas para consumidores que tenha o sistema solar fotovoltaico instalado e conectado na rede de Distribuição, passamos alguns anos despercebidos com novas soluções, que já tínhamos o uso como por exemplo o uso da fonte solar em sistemas isolados, em todo Brasil.

     A nova Lei 14.300 veio trazer uma instabilidade jurídica no setor solar fotovoltaico no Brasil, e também abrir novas situações de aplicações de novas tecnologias como por exemplo o armazenamento de energia. Agora cada vez mais penso “ QUE O GRANDE DESAFIO DO SÉCULO SERIA GERARMOS NOSSA PRÓPRIA ENERGIA, conseguimos através do sol e outras fontes renováveis no mercado, porém agora nosso maior desafio e armazenar essa energia.

 E quando falo em armazenamento, uns iriam questionar que isso já é praticado a muito tempo no Brasil e concordo, por isso descrevi no início, as principais atuações onde mais se usa essas soluções isoladas fora da rede de distribuição de energia. 

O que seria de fato essas definições para consumidor final?

  Esse item do uso dos INVERSORES HÍBRIDOS, facilita para o consumidor final, que agora poderá ter o MESMO INVERSOR, tanto para sistema solar fotovoltaico conectado à rede (Sistema ON GRID), como também para uso do Inversor e bateria em sistema totalmente isolado (Sistema OFF GRID), sem trocar ou acrescentar qualquer outro equipamento. A unificação da tecnologia com Inversores HÍBRIDOS, tende a trazer economia e autonomia ao CONSUMIDOR FINAL. 

Recentemente tivemos o Primeiro sistema solar fotovoltaico ao cliente final, usando a tecnologia dos inversores híbridos com bateria de lítio, na região do Pantanal próxima a cidade de CACERES – MT.

 O Desafio dessa instalação, começou quando nosso cliente Junior Leite de Cuiabá MT a 200 km da cidade de Cáceres MT, nos solicitou uma solução para poder dar mais conforto e qualidade de vida aos seus PAIS, que vivem no meio ao Pantanal de Mato Grosso, às margens do rio Paraguai. Certamente a dificuldade em viver sem energia em meio ao PANTANAL, nos motivou a percorrer 200 km de carro até as margens do rio Paraguai em Cáceres MT e depois mais 40 minutos de Barco com os módulos atravessados na embarcação, pois era único meio de levar BOAS ENERGIA AQUELA SENHOR E SENHORA, pais do nosso cliente Junior leite.

Percurso realizado no rio Paraguai para instalação do sistema solar no município de Cáceres – MT – Foto: MERIVALDO BRITTO

Nesse caso para atender uma qualidade de vida em meio ao Pantanal com calor escaldante, procuramos um sistema autônomo, que nos daria paz na questão da geração x consumo dos seus equipamentos, como:

ItemCarga (Eletrodomésticos / Iluminação) Quantidade (und.)Potência (W)Tempo utilização (h)Consumo diário (Wh/dia)
1Ar Condicionado 125061500
2Geladeira 112581000
3Rádio11306780
4Luminária 478224
Consumo diário total 3504

Tabela 1 – Consumo diário residência – Cáceres – MT

Para suprir a carga de instação dos equipamentos acima, veja a solução abaixo:

ItemEquipamento Quantidade (und.)Potência 
1Inversor Smart SUN2000 HUAWEI 16kW
2Bateria de Lítio LUNA2000 HUAWEI 15kWh
3Módulo fotovoltaico TRINA SOLAR 16510Wp

Tabela 2 –  Lista de equipamentos para o sistema solar residência – Cáceres – MT

Com esses equipamentos a produção de energia seria o suficiente de acordo com a carga instalada.

Somando um total de geração com essa solução tecnicamente temos 2x a potência instalada, ou seja, armazenamento de 5000Wh durante o dia e mais 6.000W do inversor, somando 11.000W. (figura abaixo)







Quando a luz solar é suficiente, o sistema PV gera 8kW de energia, a bateria carrega 5kW de energia, e as cargas consomem 3kW de energia.Quando a luz solar é insuficiente, o módulo PV gera 2kW de energia, as cargas consomem 3kW de energia, e a bateria fornece 1kW de energia às cargas.Se o sistema PV não tiver gerando, a bateria fornecerá 3kW de energia às cargas.

Quadro –  Configurações simultâneas de cada ação com a inteligência do sistema automático.

Tabela

Descrição gerada automaticamente
Interface gráfica do usuário, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente
Tabela

Descrição gerada automaticamente
Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente

Conclusão, nesse caso iremos usar praticamente 4 Baterias de Chumbo – Ácido de 200 Ah, fora outros equipamentos como controlador de carga, cabos de corrente alternada, disjuntores de proteção para corrente alternada, parte de automação de chaveamento das cargas, tudo isso foi simplificado com 1 bateria de lítio, e um módulo de controle, que ligamos apenas na carga do cliente. 

CUSTO BENEFÍCIO 

Todos  me perguntam quanto foi o investimento do cliente com uso das bateria de lítio, faço uma comparação entre as tecnologias para todos terem uma ideia, o sistema com bateria de lítio fica em torno 20 % mais elevado, porém com primeiro ano do ciclo da bateria de chumbo que tem em alguns caso 2 anos de garantia, o cliente já consegue tirar essa diferença, onde a bateria de lítio nesse caso nos oferece 7 anos de garantia .

O Brasil tem extensões continentais e isso é fato, entendemos que o propósito em levar energia renováveis as áreas mais remotas do Brasil, está além do que podem imaginar sendo apenas uma questão comercial e técnica, mais sim a um propósito de vida. 

Instalação do sistema solar com bateria de lítio residencial no município de Cáceres – MT – Foto: MERIVALDO BRITTO

Assim se finaliza a instalação do primeiro sistema OFF Grid com Inversores híbridos e bateria de lítio com garantia de 7 anos, em meio ao Pantanal de Mato Grosso com seu moderno sistema de operação e manutenção que pode ser acompanhado pela plataforma Fusion Solar que o fabricante Huawei disponibiliza em todos seus equipamentos como mostra a tela abaixo do sistema tanto energizando os eletrodomésticos na casa do cliente como o carregamento da bateria de lítio.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

  SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

   “Talvez a grandeza de um projeto não esteja somente em se ter a maior potência instalada, mais sim em levar uma pequena potência com armazenamento a quem nunca teve energia”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *